UM POUCO SOBRE O COMPORTAMENTO ANIMAL (1)

Com grande frequência, escutamos reclamações ou comentários a respeito de comportamentos de cães que foram considerados malucos ou desequilibrados.

Entretanto, na imensa maioria das vezes, notamos claramente que o problema não está no cão e sim no comportamento do dono...

Nós humanos temos comportamentos e forma de expressarmo-nos completamente diferente dos cães. E sempre olhamos as situações sobre nossa ótica e não a deles...

A seguir alguns exemplos dessas diferenças:

$11)      Olho no olho!

A forma como nós expressamos amor e carinho é através do olhar. Olhamos nos olhos de nossos pais, filhos, irmãos, amigos, namorados e namoradas pra expressarmos nossa sinceridade e carinho para essas pessoas...

Por isso é muito natural pra nós que olhemos os cães dessa mesma forma... Natural pra nós, mas não pra eles...

Cães raramente se encaram, a não ser quando estão se desafiando... Pense nas vezes que você viu dois cães na rua na iminência de brigarem! Primeiramente eles se encaram, frente a frente, desafiando mutuamente um ao outro. Depois caso um deles não se submeta ao outro eles tentam continuamente colocarem suas cabeças sobre a cernelha do outro, tentando demonstrar superioridade e domínio. Caso um deles não aceite eles vão brigar.

Por isso, muitas vezes não entendemos quando vemos uma criança, que por natureza tem seus olhos na altura dos olhos do cão, ser atacada aparentemente sem motivo... Ela apenas olhou, o cão se sentiu desafiado e atacou!

Assim como não entendemos como,  ao demonstrarmos carinho pelo nosso cão, olhando-o nos olhos e o acariciando, recebemos de presente uma mordida!

$12)      O abraço!

Você já viu cachorro se abraçar? O mais próximo disso que conseguimos ver entre cães é o acasalamento ou a briga!

Porém, nós nos abraçamos como demonstração de afeto, apoio e ajuda!

O problema é que queremos mostrar isso pro nosso cão através do abraço.

Para ele, esse é um comportamento antinatural, e que normalmente transmite a idéia de agressão.

Muitos de nossos cães, de tanto conviver conosco, já entendeu que nosso abraço é uma demonstração de carinho, afinal eles são sem dúvida criaturas maravilhosas e inteligentíssimas... A sensibilidade do cão sempre foi e sempre será seu ponto forte e por isso ele modifica até certo ponto sua natureza em prol da boa convivência com seu dono.

Isso explica porque muitas vezes abraçamos e apertamos nossos cães e não somos agredidos por eles.

Porém, isso também explica porque muitas vezes, em várias situações, um cão pode ter atacado uma pessoa que o abraçou sem motivo aparente! Esse é um comportamento completamente alheio a sua natureza! Ele se sentiu agredido e apenas reagiu a essa agressão.

Por isso fica aqui a dica: Procure entender um pouco mais sobre psicologia canina e comportamento animal! Pense sempre sob a ótica do cão e não da nossa! Afinal, quem tem a capacidade de entender facilmente as diferenças somos nós e não eles!

Marcelo Assad